Nossos Serviços

ORTODONTIA E ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES

Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.

O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.

Dentística

A Dentística Restauradora trata das alterações dos dentes e tecidos circunvizinhos, ou seja, trata da doença cárie, suas repercussões sobre a estrutura dental e alterações de forma – textura e cor dos dentes, devolvendo ao paciente à saúde, e aos dentes a estética, função e anatomia.

Atualmente, está sendo usado, como material de restauração, a resina que possui a capacidade de devolver a estética e função com perfeição, deixando a restauração invisível. Este tipo de material deve ser escolhido para utilização nos dentes da frente e pode ser usado nos dentes de trás.
Todas as consultas são feitas por dentistas altamente capacitados, que eliminarão a dor e incômodos gerados pela doença cárie, devolvendo a estética e a satisfação em sorrir!

Prótese Dentária

A prótese dentária é a especialidade indicada quando o paciente tem um ou mais dentes de sua arcada dentária parcialmente ou totalmente comprometidos.
A reparação do sorriso pela prótese dentária não se trata apenas de uma questão estética, o prejuízo na arcada dentária pode acabar por impactar negativamente outras funções, como mastigação, fala, respiração e até mesmo dores na coluna.

Existem vários tipos de prótese dentária de acordo com a necessidade de cada paciente, elas estão divididas em:

PRÓTESE TOTAL – utilizada quando o paciente tem ausência de todos os dentes, ou seja, ela substitui tanto os dentes perdidos quanto parte dos tecidos gengivais. Pode ser removível ou fixa sobre implantes (protocolos)

PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL – utilizada quando há a ausência de alguns dentes e possuem grampos ou attachments discretos para ajudar na fixação da prótese.

PRÓTESE PARCIAL FIXA – utilizada quando há a ausência de alguns dentes e são fixas em dentes pilares que servem de apoio para manter os dentes perdidos em posição.

COROA (Total, Onlay ou Inlay) – utilizada quando existe o comprometimento de um dente e tem a função de restaurar parcialmente ou totalmente o dente natural, sendo confeccionado em cerâmica pura.

Lentes de Contato

A técnica dos fragmentos de porcelana, muito conhecida por “lentes de contato”, é utilizada para pequenos ajustes ou complementos.

Manter a saúde bucal é muito importante para prevenir problemas odontológicos.

A limpeza dentária feita em consultório, por um profissional, faz muita diferença, remove o cálculo (tártaro) e placa bacteriana, prevenindo assim cáries e outras doenças como a gengivite e periodontite.

A higiene bucal realizada pelo paciente tem papel fundamental na manutenção da saúde bucal e periodontal. Além da escova convencional, que é a forma mais eficaz para limpar as superfícies mais acessíveis dos dentes, são necessários outros elementos para que a higiene ótima seja alcançada. Os meios auxiliares de limpeza são o fio dental, escova interdental, escova bitufo, passa fio e raspador de língua.
A vitamina D3 estimula a absorção de cálcio no intestino, atuando sobre a manutenção do equilíbrio do cálcio e, indiretamente, regulando a mineralização óssea. A forma biologicamente ativa da vitamina D3 é reconhecida como reguladora do equilíbrio entre formação e reabsorção do osso. Além disso, tem sido mostrado que vitamina D atua também como reguladora da imunidade (defesa do organismo). Desta forma, a deficiência e/ou insuficiência de vitamina D estaria relacionada a maior suscetibilidade a infecções bacterianas, como a periodontite. Isso não significa que a deficiência ou insuficiência de vitamina seja causada perda óssea decorrente da periodontite. Esses desníveis podem apenas piorar o quadro inflamatório e/ou aumentar a perda óssea. A causa da doença periodontal continua sendo a placa bacteriana. Pesquisadores tem investigado o efeito da suplementação de vitamina D sobre os resultados do tratamento periodontal e foi possível observar melhora no quadro clínico.
Como a vitamina D está relacionada com o equilíbrio do cálcio, a cicatrização dos implantes dentais pode ser influenciada pelos baixos níveis dessa vitamina. Vale dizer que essa condição não é contraindicação para a colocação de implantes, mas a suplementação da vitamina pode melhorar o processo de cicatrização, levando a maior integração entre implante e osso.
O equilíbrio nos níveis da vitamina D são importantes não só para as condições odontológicas. Considerando as informações acima em relação à hipovitaminose no Brasil, é importante fazer uma consulta com seu endocrinologista para verificação desses níveis e tratamento, caso seja necessário.

Endodontia

Especialidade da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais, bem como das doenças que os afligem. Em casos de alterações por cárie, fraturas dentárias, trauma dentário, trauma ortodôntico , lesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras patologias endodônticas, o tratamento endodôntico (ou o tratamento de canal) está indicado, visando a manutenção do dente na cavidade bucal, e a saúde dos tecidos periapicais.

Implantodontia

Implantes dentários são suportes ou estruturas de metal(normalmente de titânio) posicionadas cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva para substituir as raízes dentárias. Uma vez colocados, permitem ao dentista montar dentes substitutos sobre eles.

Por serem integrados ao osso, os implantes oferecem um suporte estável para os dentes artificiais. Próteses parciais e totais montadas sobre implantes/ protocolo não irão mudar de posição na boca, um grande benefício durante a alimentação, fala e convívio social. Esta modalidade de prótese é chamada “protese sobre implante” e confere ao paciente mais segurança em todas as funções bucais proporcionando uma situação mais natural do que pontes ou dentaduras convencionais.
Com a colocação de implantes não é necessário preparar ou desgastar um dente natural para apoiar os novos dentes substitutos no lugar como é feito em pontes fixas convencionais.

Bucomaxilo

O cirurgião bucomaxilofacial, ou bucomaxilo, como é popularmente conhecido, cuida de diversas patologias e condições relacionadas à região da face, do crânio, do pescoço, dos maxilares e da cavidade bucal, em especial traumas e deformidades dentofaciais. O profissional está apto a realizar cirurgias de baixa ou alta complexidade, como as ortognáticas.
Geralmente no consultório são realizadas cirurgias menores e procedimentos que requeiram apenas anestesia local, como remoção de dentes inclusos/os sisos e pequenos tumores benignos.
Os casos mais complexos se restringem ao ambiente hospitalar.

Odontopediatria

A odontopediatria é a área da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças e adolescentes. A especialidade tem como objetivo o diagnóstico, a prevenção, o tratamento e o controle dos problemas de saúde bucal dos bebês e crianças.

A orientação deve começar desde cedo com os pais e estender-se ao longo do desenvolvimento da criança, por meio de um trabalho contínuo de promoção de saúde bucal. Prevenir os problemas bucais enquanto bebês é evitar problemas futuros.